Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atenção à saúde do idoso: o sistema de referência e contrarreferência nos serviços de saúde / Cuidado de la salud del anciano: el sistema de referencia y contra referencia en servicios de salud / Elderly health care: the referral and counter-referral system in health services

Brito, Maria da Conceição Coelho; Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima; Silva, Maria Josefina da; Albuquerque, Izabelle MontAlverne Napoleão; Dias, Maria Socorro de Araújo.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 6(3): 1128-1138, jul.-set. 2014.
Artigo em Inglês, Português | INTEGRALIDADE, FIOCRUZ | ID: int-4474

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi analisar a atenção à saúde do idoso nas redes assistenciais por meio do sistema de referência e contrarreferência, considerando o princípio da integralidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Método:

adotou-se como método a avaliação construtivista, responsiva, com abordagem hermenêutica dialética, denominada avaliação de quarta geração, realizada com 10 enfermeiros que atuam na gestão de serviços de atenção à saúde de um município da Zona Norte do Ceará, entre março e maio de 2011.

Resultados:

os resultados denotam que os discursos dos enfermeiros proporcionaram informações que retratam as fragilidades e deficiências do sistema de referência e contrarreferência nos níveis locais de saúde, com práticas assistenciais fragmentadas e desconexas.

Conclusão:

Constatou-se ser necessário repensar a prática que perpassa as redes assistenciais de saúde, uma vez que o idoso carece de ações de saúde mais efetivas.(AU)
Biblioteca responsável: BR1631.1