Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O sentido da espiritualidade na transitoriedade da vida / El sentido de la espiritualidad en la fugacidad de la vida / The meaning of spirituality in the transience of life

Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira; Thofehrn, Maira Buss; Milbrath, Viviane Marten; Schwonke, Camile Rose Guadalupe Barcelos; Cardoso, Daniela Habekost; Fripp, Julieta Carriconde.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 21(1): 1-6, 2017.
Artigo em Português | INTEGRALIDADE, FIOCRUZ | ID: int-5183

Objetivo:

Compreender o sentido da espiritualidade para a pessoa em cuidados paliativos.

Métodos:

Abordagem qualitativa,fundamentada na fenomenologia existencialista e referencial de Viktor Frankl. Os participantes foram nove pessoas em cuidados paliativos atendidas no domicílio. Informações coletadas por meio da observação e de entrevista realizadas no período de junho a outubro de 2014, gravadas, transcritas e transformadas em texto interpretado com a abordagem fenomenológica hermenêutica.

Resultados:

Surgiram as seguintes categorias sentido de continuidade da vida; sentido de alívio do sofrimento; sentido de naturalidade da morte e sentido de valorização do viver.

Conclusão:

Para a integralidade da atenção faz-se necessário a inclusão da espiritualidade na prática do cuidado em saúde. A espiritualidade proporciona o encontro existencial entre a pessoa em cuidados paliativos e os profissionais que a cuidam em sua integralidade (AU)
Biblioteca responsável: BR433.1
Localização: BR433.1