Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Frequência de anticorpos específicos para herpes simples e citomegalovírus em soro e líquido cefalorraquidiano de pacientes com síndrome de imunodeficiência adquirida - AIDS / Herpes simplex virus and cytomegalovirus antibodies frequency in serum and cerebrospinal fluid from patients with Acquired Immunodeficiency Syndrome - AIDS

Oliveira, Maria Isabel de; Curti, Sueli Pires; Sakuma, Mary Eiko; Afonso, Ana Maria Sardinha; Azevedo, Cláudia Vaz de; Antunes, José Leopoldo Ferreira.
Rev. Inst. Adolfo Lutz ; 50(1/2): 269-73, 1990. tab
Artigo em Português | LILACS, SES-SP | ID: lil-100211
De janeiro a dezembro de 1988, foram submetidas a exame 865 amostras de soro e 475 amostras de líquido céfalo-raquidiano -LCR de pacientes com Síndrome de Imunodeficiência Adquirida-AIDS, para pesquisa de anticorpos específicos para herpes simples e citomegalovírus, respectivamente pelas técnicas de imunofluorescência indireta e fixaçäo do complemento. Dos pacientes estudados, 87,4% eram do sexo masculino e 65,7% pertenciam a faixa etária de 20 a 39 anos; 61,5% das amostras de soro e 7,5% das amostras de LCR apresentaram anticorpos para herpesvírus. Para citomegalovírus, registrou-se a presença de anticorpos específicos em 42,6% das amostras de soro e em 2,7% das amostras de LCR. As frequências de anticorpos específicos para ambos os vírus nas amostras de soro estudadas foram significativamente menores (p<0,05) que os valores indicados pela literatura especializada como padroes da populaçäo normal. A presença de anticorpos específicos para herpesvírus e citomegalovírus no LCR sugere uma possível infecçäo por esses vírus no Sistema Nervoso Central dos pacientes com AIDS.
Biblioteca responsável: BR91.2