Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Microscopia ótica de alta resoluçäo: adaptaçäo do método e sua aplicaçäo ao estudo da leptospirose experimental em cobaias / High resolution light microscopy: adaptation of the method and its use in the study of experimental leptospirosis in guinea pigs

Wakamatsu, Alda; Pagano, Lázaro S; Gayotto, Luiz C. C; Santos, Raimunda T. Macedo; Sakata, Elena E; Kanamura, Cristina T; Candelori, Ignez; Pestana, Cynthia B; Yasuda, Paulo H; Alves, Venâncio A. F.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-103570
As lesöes morfológicas em parênquina e vasos de fígado e rim foram estudadas em um lote de cobaias infectadas experimentalmente com Leptospira interrogans sorogrupos icterohaemorrhagiae, em comparaçäo com um grupo de cobaias normais näo infectadas. O material foi analisado a microscopia óptica convencional (MOC), através da inclusäo em parafina, e a de alta resoluçäo (MOAR), esta com cortes de um micrômetro de espessura e até-96 mm2 de superfície, em tecido incluido em glicol-metacrilato. A utilizaçäo pela primeira vez da microscopia óptica de alta resoluçäo para o estudo da leptospirose revelou novos aspectos da doença, na medida em que permitiu análise de detalhes celulares e visäo de conjunto do quadro histológico na mesma amostra. Assim foi possível constatar se tanto alteraçöes da coesäo intercelular como especializaçöes de membranas, incluindo borda em escova, e vesículas de pinocitose, além da distribuiçäo intracelular de organelas saculares, provavelmente mitocondrias. A introduçäo desta metodologia de baixo custo e fácil execuçäo poderátrazer contribuiçöes úteis a histotecnologia com objetivos diagnósticos e em pesquisa.
Biblioteca responsável: BR1.1