Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rastreamento do hipotireoidismo subclínico em mulheres na pós-menopausa / Screening for subclinic hypothyroidism in postmenopausal women

Wehba, Salim; Fernandes, César Eduardo; Azevedo, Lucia Helena; Rolim, Sonia Maria; Lima, Rosa; Machado, Rogério Bonassi.
Reproduçäo ; 9(1): 130-2, jan.-mar. 1994. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-159823
Foram estudadas 82 mulheres menopausadas, com tempo mínimo de amenorréia de um ano e idade variando entre 41 e 72 anos (média 52,7). Todas as pacientes submetidas ao teste de estímulo com hormônio liberador da tireotrofina (TRH), que consiste na dosagem do hormônio estimulante da tiróide (TSH) após estímulo, objetivando-se determinar a incidência do hipotireoidismo em pacientes climatéricas. A incidência de testes do TRH positivos foi de 14,63 por cento. Quando os testes positivos foram analisados em relaçäo ao TSH basal, o teste do TRH foi positivo em 32 por cento quando níveis de TSH encontravam-se entre 3.0 e 9.0 mU/ml; 5,3 por cento quando o TSH encontrava-se na faixa normal e 100 por cento com níveis de TSH maiores que 9.0 mU/ml. Concluímos ser extremamente importante o rastreamento do hipotireoidismo subclínico no climatério, pela sua elevada prevalência e íntima relaçäo com a idade e o sexo feminino, além da possibilidade de instituírmos precocemnte o tratamento, minimizando as consequências da evoluçäo da doença tireoideana.
Biblioteca responsável: BR1.1