Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Proteçäo do leite materno e ética / Protection of mother's milk and ethiccs

Rea, Marina Ferreira; Toma, Tereza Setsuko.
Rev. saúde pública ; 34(4): 388-95, ago. 2000.
Artigo em Português | LILACS, SES-SP | ID: lil-265980

Introduçäo:

A Organizaçäo Mundial da Saúde, em 1981, recomendou aos países a adoçäo do "Código Internacional de Marketing dos Substitutos do Leite Materno" e o Brasil o traduziu em normas desde 1988. Objetivou-se verificar o cumprimento dessa norma entre empresas que devem obedecê-la, especialmente quanto aos profissionais de saúde.

Métodos:

Realizou-se pesquisa exploratória com amostragem intencional em 30 cidades brasileira, entrevistando 95 profissionais de saúde. Descrevem-se os resultados referentes à relaçäo profissional de saúde-companhias comercializadoras de leites infantis.

Resultados:

Foram identificadas práticas promocionais dos produtores de substitutos de leite materno, especialmente com pediatras que evidenciam conflitos de interesses o apoio financeiro recebido beneficia o profissional, que passa a ter seu nome ligado aos que apóiam direta ou indiretamente a indústria. Discussäo Existe conflito de interesses sempre que um interesse secundário faz com que a atitude profissional se modifique (por exemplo, na metodologia de uma pesquisa, na análise ou na publicaçäo dos resultados), em favor daquele interesse em detrimento da atitude científica. Tanto o código citado como a Norma Brasileira sobre a Comercializaçäo de Alimentos para Lactentes parece näo ser suficientes para indicar os limites éticos da relaçäo profissional-indústria. Proteger a prática de amamentar dos interesses comerciais passa por políticas públicas que contemplem essas questöes
Biblioteca responsável: BR67.1