Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnóstico pré-natal de fenda labial e palatina: experiência de 40 casos / Prenatal diagnosis of lip and palate cleft: experience of 40 cases

Bunduki, Victor; Ruano, Rodrigo; Sapienza, Andréia David; Hanaoka, Beatriz Yae; Zugaib, Marcelo.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 23(9): 561-566, out. 2001. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-299197

Objetivos:

avaliar casos de fenda facial fetal quanto ao tipo de lesäo, associaçäo com outras malformaçöes e aneuploidias.

Métodos:

as fendas faciais foram estudadas quanto a idade materna e antecedentes, idade gestacional no diagnóstico, lado da lesäo, tipo de lesäo, presença de malformaçöes associadas e/ou aneuploidias, mortalidade e seguimento pós-natal.

Resultados:

em 40 fetos com fenda, a lesäo era labial pura em 18 casos (45 por cento), labiopalatina em 19 (47,5 por cento) e palatina em 3 (7,5 por cento). Em 10 casos a fenda era isolada (25 por cento), todas unilaterais. No grupo de malformaçöes associadas, a aneuploidia esteve presente em 10/30 (33,33 por ento). A lesäo labiopalatina predominou neste grupo (18/30 - 60 por cento), seguida por fenda bilateral (8/30 - 26,7 por cento) e mediana (10/30 - 33,3 por cento).

Conclusöes:

as fendas faciais constituíram excelente marcador para malformaçöes associadas e aneuploidias fetais. Casos de fendas faciais devem ser encaminhados para centros especializados para que se realizem adequados exames ultra-sonográfico e genético tecendo em seguida a conduta. O caráter isolado da fenda facial esteve associado a excelente prognóstico.
Biblioteca responsável: BR26.1