Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilizaçäo de ferramentas de análise espacial na vigilância epidemiológica de leishmaniose visceral americana - Araçatuba, Säo Paulo, Brasil, 1998-1999 / Use of spatial analysis tools in the epidemiological surveillance of American visceral leishmaniasis, Araçatuba, Säo Paulo, 1998-1999

Neves, Vera Lucia Fonseca de Camargo; Katz, Gizelda; Rodas, Lilian Aparecida Colebrusco; Poletto, Daniela Witacker; Lage, Lisete Cruz; Spínola, Roberta Maria Fernandes; Cruz, Oswaldo Gonçalves.
Cad. saúde pública ; 17(5): 1263-7, set.-out. 2001. graf
Artigo em Português | LILACS, SES-SP | ID: lil-300673
O controle da Leishmaniose Visceral Americana (LVA) está fundamentado no combate ao vetor e na eliminaçäo do reservatório doméstico da área de foco - 200 metros em torno do caso humano ou canino. Tem como objetivo discutir a utilizaçäo de técnicas de análise espacial na vigilância epidemiológica da LVA no Município de Araçatuba, Säo Paulo, buscando estabelecer um modelo de vigilância epidemiológica em base territorial, redirecionando as estratégias de controle atualmente adotadas. Verificou-se que a transmissäo da LVA näo foi homogênea no município a transmissäo humana ocorreu nas áreas com maiores taxas de prevalência canina. A dispersäo do vetor parece restrita a poucos domicílios, embora näo tenha sido possível estabelecer um perfil da densidade vetorial. Visando estudar a distribuiçäo do vetor e variáveis correlacionadas está sendo realizado estudo de campo por amostragem de domicílios, que permitirá o desenvolvimento de novas ferramentas de análise espacial e, possivelmente, permitirá o desenvolvimento de novas ferramentas de análise espacial e, possivelmente, permitirá redefinir as propostas de controle da endemia em ambiente urbano.
Biblioteca responsável: BR526.1