Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos clínicos e metabólicos de mulheres na pós-menopausa tratadas com tibolona / Clinical and methabolic aspects of postmenopausal women treated with tibolone

Wehba, Salim; Machado, Rogério Bonassi; Fernades, César Eduardo; Ferreira, José Arnaldo Souza; Melo, Nilson Roberto de; Aldrighi, José Mendes; Baracat, Edmund Chada.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 22(1): 37-41, jan.-fev. 2000. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-324017

Objetivos:

analisar a repercussão da tibolona sobre os sintomas do climatério e sobre aIgumas variáveis clínicas e metabólicas.

Métodos:

foram avaliadas 34 pacientes na pós-menopausa que foram submetidas ao tratamento com tibolona na dose de 2,5 mg/dia por 48 semanas. Foram analisados os seguintes parâmetros peso, pressão arterial e perfis lipídico e lipoprotéico, representados pelos níveis de colesterol total, HDL-c, LDL-c, VLDL-c e triglicerídeos.

Resultados:

melhora relevante da sintomatologia do climaterio foi demonstrada por decréscimo significativo do índice menopausal de Kupperman (p<0,001) e da freqüência média das ondas de calor (p<0,001). Estes efeitos foram observados já no primeiro mês de tratamento, mantendo-se até o final do estudo. Houve decréscimo signficante nos níveis de colesterol total, triglicerídeos e VLDL-c (p<0,001). Os níveis de LDL-c apresentaram discreta redução (não-significante). Os nveis de HDL-c mostraram decréscimo signifcante na 24ª semana de tratamento, mas retornaram aos níveis basais na 48ª semana. Não foram observadas modificações significantes no peso e pressão arterial. Os efeitos colaterais relatados incluíram sangramento vaginal, náusea e edema, todos temporários e de intensidade leve.

Conclusão:

a tibolona representa uma opção para o tratamento dos sintomas climatéricos em mulheres na pós-menopausa, sem alterações relevantes no perfil lipídico e lipoprotéico
Biblioteca responsável: BR26.1