Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dopplervelocimetria dos compartimentos arterial e venoso da circulaçäo fetal e umbilical em gestaçäo de alto-risco: análise dos resultados perinatais / Dopplervelocimetry of the arterial and venous compartments of the fetal and umbilical circulation in high-risk pregnancy: perinatal results

Andrade, Joelma Queiroz; Miyadahira, Seizo; Nomura, Roseli Mieko Yamamoto; Francisco, Rossana Pulcinelli Vieira; Zugaib, Marcelo.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 24(3): 153-160, 2002. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-331518

Objetivos:

estudar o perfil hemodinâmico fetal em gestantes de alto risco e avaliar a relaçäo das suas alteraçöes com os resultados perinatais.

Métodos:

realizou-se estudo prospectivo transversal em 108 gestantes atendidas no ambulatório de pré-natal da Clínica Obstétrica do HCFMUSP. Tais gestantes foram encaminhadas ao Setor de Avaliaçäo de Vitalidade Fetal, onde foram submetidas à dopplervelocimetria das artérias umbilicais, cerebral média, aorta, ducto venoso e veia cava inferior. Os critérios de inclusäo foram gestantes que apresentavam qualquer doença ou intercorrência na gravidez encaminhadas para avaliaçäo da vitalidade fetal, nas quais a resoluçäo da gestaçäo ocorreu nas próximas 24 horas após os exames. Foram excluídas as pacientes com gestaçäo gemelar ou com malformaçäo fetal.

Resultados:

as repercussöes hemodinâmicas na circulaçäo fetal foram demonstradas pela observaçäo de alteraçöes na dopplervelocimetria das artérias umbilicais, aorta, artéria cerebral média, ducto venoso e veia cava inferior. Valores alterados do índice de pulsatilidade (IP) da artéria umbilical foram observados em 25,9 por cento dos casos, da aorta em 24,0 por cento e da artéria cerebral média em 34,2 por cento. O IPV do ducto venoso estava alterado em 18,2 por cento dos casos e o da veia cava inferior em 46,6 por cento. Os segmentos da circulaçäo fetal que melhor se correlacionaram com os resultados perinatais foram a artéria umbilical e o ducto venoso. O IP alterado da artéria umbilical correlacionou-se significativamente com índices de Apgar de 1º minuto inferior a 7 em 42,8 por cento e com necessidade de UTI neonatal em 50,0 por cento dos casos. O IPV (indice de pulsatilidade para veias) do ducto venoso alterado apresentou associaçäo significativa com o índice de Apgar de 1º minuto inferior a 7 (52,6 por cento), Apgar de 5º minuto inferior a 7 (15,7 por cento), acidemia no nascimento (60,0 por cento), necessidade de UTI neonatal (52,6 por cento) e óbito neonatal (21,1 por cento). Os valores de prediçäo da alteraçäo do IPV do ducto venoso para o diagnóstico de acidemia foram sensibilidade de 39,1; especificidade de 90,4; valor preditivo positivo de 60,0 e valor preditivo negativo de 80,2.

Conclusäo:

a dopplervelocimetria permite avaliar a hemodinâmica fetal nas mais variadas situaçöes e o estudo do ducto venoso constitui exame importante na avaliaçäo das alteraçöes hemodinâmicas decorrentes da hipoxia fetal
Biblioteca responsável: BR26.1