Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rastreamento antenatal da Síndrome de Down utilizando parâmetros ultra-sonográficos / Screening for fetal Down Syndrome using ultrasonographic parameters

Bunduki, Victor; Ruano, Rodrigo; Peralta, Cleisson Fábio Andrioli; Miguelez, Javier; Carvalho, Mário Burlachinni de; Yoshizaki, Carlos Tadashi; Zugaib, Marcelo.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 24(9): 601-608, out. 2002. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-331578

Objetivo:

avaliar o valor de parâmetros ultra-sonográficos para o diagnóstico da síndrome de Down fetal (T21), com a finalidade de permitir sua aplicação na prática clínica rotineira.

Métodos:

estudo do tipo coorte transversal prospectivo, utilizando múltiplos parâmetros ultra-sonográficos para predição da T21. Foram avaliados 1662 exames ultra-sonográficos no estudo de coorte e outros 289 exames como amostra diferencial para testar a curva de normalidade, de outubro de 1993 a novembro de 2000. A análise estatística se baseou no cálculo das variabilidades intra e interoperadores, na construção das curvas de normalidade dos parâmetros e provas de validação destas, nos cálculos de sensibilidade, especificidade, risco relativo, razão de probabilidade e dos valores preditivos pós-teste.

Resultados:

entre os 1662 casos do estudo, ocorreram 22 casos (1,32 por cento) de fetos com T21. As curvas de normalidades foram construídas para os parâmetros espessura nucal, relação fêmur/ e comprimento dos ossos próprios do nariz, sendo que a pelve renal obedeceu a distribuição semiquantitativa e o nível de corte estabelecido foi de 4,0 mm. A partir do cálculo da razão de probabilidade e da incidência de T21 nas diversas idades maternas, construiu-se tabela para risco pós-teste dos parâmetros ultra-sonográficos estudados.

Conclusões:

foram estabelecidas as curvas de normalidade e os índices para cálculo de risco populacional da síndrome de Down fetal utilizando diferentes idades maternas e os fatores multiplicadores por nós propostos. Não foi possível estabelecer curva de normalidade para o parâmetro medida da pelve renal, pois seus resultados tiveram comportamento semiquantitativo, tendo sido, portanto, analisados por faixa de normalidade
Biblioteca responsável: BR26.1