Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliaçäo do estado ácido-básico materno com o uso de sufentanil por via subaracnóidea em diferentes doses para cesarianas e suas repercussöes sobre os recém-nascidos / Evaluation of maternal acid-base status after different doses of spinal sufentanil for cesarean section and its effects on the neonates

Castro, Luís Fernando Lima; Serafim, Maurício Marsaioli; Côrtes, Carlos Alberto Figueiredo; Silva Neto, Necime Lopes da; Vasconcellos, Fabrízio Oliveira; Oliveira, Amaury Sanchez.
Rev. bras. anestesiol ; 53(1): 17-24, jan.-fev. 2003. tab, graf
Artigo em Português, Inglês | LILACS | ID: lil-335036
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

O sufentanil subaracnóideo em obstetrícia promove alívio imediato da dor, melhor qualidade da anestesia e analgesia pós-operatória mais prolongada, tendo como efeito colateral mais grave a depressäo respiratória. Objetivou-se neste estudo avaliar o estado ácido-básico materno com o uso de sufentanil subaracnóideo em diferentes doses, associado à bupivacaína hiperbárica, para cesarianas e suas repercussöes sobre os recém-nascidos.

MÉTODO:

Foram avaliadas 40 gestantes a termo, estado físico ASA I, com idades entre 17 e 35 anos, submetidas à cesariana eletiva sob raquianestesia e divididas em 2 grupos eqüitativos no grupo I, receberam 12 mg de bupivacaína a 0,5 por cento hiperbárica associados a 2,5 æg de sufentanil e no grupo II, receberam 12 mg de bupivacaína a 0,5 por cento hiperbárica associados a 5 æg de sufentanil. Foram avaliados estado ácido-básico materno através de gasometria arterial antes da realizaçäo da anestesia e após o nascimento do concepto, SpO2, alterações hemodinâmicas, vitalidade dos recém-nascidos através do índice de Apgar e gasometria do cordäo umbilical e presença de efeitos colaterais.

RESULTADOS:

Os grupos mostraram-se homogêneos nos parâmetros avaliados, observando-se discreta acidose metabólica materna compensada em ambos os grupos tanto antes da realizaçäo da anestesia como logo após o nascimento do concepto; porém, sem repercussöes clínicas. Os recém-nascidos apresentaram boa vitalidade e gasometrias compatíveis com a normalidade.

CONCLUSÕES:

A associaçäo de bupivacaína hiperbárica a 0,5 por cento a pequenas doses de sufentanil subaracnóideo em cesarianas mostrou ser técnica segura ao binômio materno-fetal, preservando seu estado hemodinâmico e ácido-básico
Biblioteca responsável: BR14.1