Influência da penetração de instrumentos, empregados na condensação lateral ativa, na qualidade da obturação de canais radiculares / Influence of the penetration of instruments, used in the active lateral condensation, in the quality of root canal filling
J. appl. oral sci
; J. appl. oral sci;11(3): 186-191, July-Sept. 2003. tab
Article
em Pt
| LILACS, BBO
| ID: lil-360395
Biblioteca responsável:
BR28.1
RESUMO
Objetivo:
comparar a qualidade da obturação e a diferença de profundidade de penetração, no interior do canal radicular, dos espaçadores digitais (Finger Spreader), limas tipo Kerr, Flexofile e Nitiflex, quando utilizados como espaçadores, durante a obturação pela Técnica da Condensação Lateral Ativa. Material eMétodos:
foram utilizados 40 dentes molares permanentes humanos, extraídos, instrumentados pela Técnica de Goerig Modificada e divididos em quatro grupos. No grupo I foi utilizado o espaçador digital C; no grupo II, lima tipo Kerr; no grupo III, lima Flexofile e, no grupo IV, lima Nitiflex, todos com diâmetro (D1) ou diâmetro da ponta correspondente ao diâmetro de uma lima 30 (0,30mm), para abertura de espaço para colocação dos cones secundários, durante a Técnica da Condensação Lateral Ativa. Avaliou-se e submeteu-se à análise estatística (Kruskal-Wallis e teste de Dunn) a qualidade radiográfica da obturação e a profundidade de penetração dos instrumentos. Resultados eConclusão:
quanto à análise radiográfica da qualidade da obturação, o grupo II foi o que apresentou o melhor resultado, seguido dos grupos I, IV e III, respectivamente. Em relação à profundidade de penetração dos instrumentos, o grupo IV aproximou-se mais da distância desejada, ou seja, 1 milímetro aquém do comprimento de trabalho, seguido, respectivamente, dos grupos II, III e I.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
BBO
/
LILACS
Assunto principal:
Obturação do Canal Radicular
/
Instrumentos Odontológicos
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2003
Tipo de documento:
Article