Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos adversos após cardioversão elétrica em chagásico com fibrilação atrial: exteriorização de doença do nó sinusal e formação de trombo gigante infectado em cabo-eletrodo / Adverse effects after electrical cardioversion in a patient with Chagas disease and atrial fibrillation: exteriorization of sinus node disease, formation of gigant infected thrombus in the pacemaker lead

Rassi, Anis; Fagundes, Walter Vosgrau; Pinheiro, Bruno Botelho; Ramos, Maria Cardoso; Nunes, Colandy Godoy de Oliveira; Rassi, Sérgio Gabriel; Rassi, Alexandre Gabriel; Rassi Junior, Anis.
REBLAMPA Rev. bras. latinoam. marcapasso arritmia ; 15(3): 115-119, jul.-set. 2002. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-362338
Os autores relatam o caso de um paciente com cardiopatia chagásica crônica e que, por apresentar fibrilação atrial, preenchidas as condições para a indicação, foi submetido a cardioversão elétrica, com vistas à restauração do ritmo sinusal. O objetivo foi alcançado, porém, ocorreu o aparecimento de doença do nó sinusal sintomática, o que motivou o implante de marcapasso cardíaco artificial endocavitário. Desenvolveu quadro clínico de endocardite infecciosa, sendo diagnosticada trombose gigante infectada no cabo-eletrodo. Foi submetido a cirurgia com circulação extracorpórea para exérese da mesma, tratado com antibióticos e com implante de marcapasso epimiocárdico. Desenvolveu nefrotoxicidade atribuída a um ou mais dos antibióticos, da qual se recuperou espontaneamente, com base em dados laboratoriais. Enfatizam os autores a necessidade de prudência na indicação de restauração do ritmo sinusal em casos de fibrilação atrial, principalmente quando a cardiopatia de base é a chagásica, na qual o comprometimento do nó sinusal é freqüente e, muitas vezes, inaparente.
Biblioteca responsável: BR44.1