Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Crescimento de recém-nascidos de mães hipertensas durante o primeiro ano de vida: influência da terapêutica materna / Growth of newborn of the mothers with hypertension during the first year of life: therapeutics in pregnancy on the newborn

Leone, Cléa R; Calil, Valdenise M. L. T; Darcie, Silvana; Prescinotti, Elizete P; Kahhale, Soubhi; Zugaib, Marcelo.
Rev. paul. pediatr ; 21(1): 19-26, mar. 2003. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-363146
Têm sido descritos efeitos da presença de hipertensão arterial e da terapêutica materna utilizada sobre o recém-nascido (RN).

Objetivo:

Analisar a influência da terapêutica anti-hipertensiva materna durante a gestação sobre o padrão de crescimento do RN durante o primeiro ano de vida.

Métodos:

Estudo prospectivo, randomizado, longitudinal, comparando três grupos de pacientes, selecionados de acordo com o tipo de terapêutica materna. Foram incluídos 93 RN, cujas mães receberam tratamento com isradipina (Grupo I), 5 mg duas vezes/dia (n=39); atenolol (Grupo II), 50 mg duas vezes/dia (n=40) ou dieta - grupo controle (Grupo III) (n=14). Em todos os RN foram avaliados o peso e o comprimento, ao termo (40 semanas), e 3, 6, 9 e 12 meses pós-termo. Os valores obtidos foram transformados em escore Z para sexo e idade (referencial NCHS). Os valores de escore Z, em cada idade, das relações peso para a idade, comprimento para idade e índice de massa corpórea, foram comparados por análise de variância (ANOVA) ou Kruskal-Wallis, significância de 5 por cento.

Resultados:

Analisou-se 64 RN pelo critério mínimo de seleção de pelo menos dois registros. Os grupos passaram a Gr I (31 RN), Gr II (24 RN) e Gr III (9 RN). Dentre estes, 5,1 por cento (Gr I), 12,5 por cento (Gr II) e 14,2 por cento (Gr III) eram pequenos para a idade gestacional. Não foram observadas diferenças entre os grupos quanto ao crescimento durante o 1º ano de vida (escore Z), mas todos apresentaram "catch-up" nos primeiros três meses pós-termo. O índice de massa corpórea também não foi diferente entre os grupos.

Conclusões:

Os resultados sugerem que o controle da doença durante a gestação, por meio de terapêutica eficaz, poderá minimizar a ocorrência de possíveis efeitos sobre o crescimento.
Biblioteca responsável: BR584.1