Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life and depression in patients undergoing total and partial laryngectomy

Braz, Daniella Scalet Amorin; Ribas, Marta Maria; Dedivitis, Rogério Aparecido; Nishimoto, Inês N; Barros, Ana Paula Brandão.
Clinics ; 60(2): 135-142, Apr. 2005. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-398468

OBJETIVO:

O tratamento cirúrgico para o câncer de cabeça e pescoço, especificamente para o câncer de laringe, deixa seqüelas nos pacientes podendo alterar sua qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi pesquisar o impacto na qualidade de vida, no que diz respeito aos aspectos funcionais, físicos, psicológicos, sociais e o rastreamento da depressão.

MÉTODO:

Foram estudados 14 pacientes submetidos a laringectomia total e 16 pacientes submetidos a laringectomia parcial vertical. Para a avaliação da qualidade de vida utilizamos os questionários da Organização Européia de Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC), Quality of Life Core Questionnarie (QLQ-C30) e Head and Neck 35 (H&N35) e, para o rastreamento da depressão, o questionário Beck Depression.

RESULTADOS:

As funções social e emocional foram as mais afetadas no grupo de laringectomia total. 21,3% dos pacientes julgaram mediana sua qualidade de vida global. Dentro dos sintomas específicos, 85,5% referiram alteração no olfato e paladar, 71,3% tosse, 100% algum grau de dificuldade na fala e 64,3% dificuldades com a deglutição. No grupo de laringectomia parcial encontramos a função emocional afetada em 71,4%, a maioria julgou sua qualidade de vida global acima da média, 100% demonstraram algum grau de dificuldade com a fala e 31,3% referiram disfagia.

CONCLUSAO:

Embora sendo cirurgias diferentes, ambos os grupos passaram por dificuldades similares em maior ou menor grau. Os resultados demonstraram piora nos parâmetros de qualidade de vida dos pacientes submetidos a laringectomia total.
Biblioteca responsável: BR1.1