Valor preditivo da glicemia de jejum pré-operatória de pacientes diabéticos quanto ao resultado cirúrgico da cirurgia de catarata / Predictive value of preoperative fasting glucose test of diabetic patients regarding surgical outcome in cataract surgery
Arq. bras. oftalmol
; Arq. bras. oftalmol;68(2): 213-217, mar.-abr. 2005. tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-402517
Biblioteca responsável:
BR1.1
RESUMO
OBJETIVO:
Determinar o valor preditivo do resultado da glicemia de jejum pré-operatória de pacientes diabéticos tipo 2, com idade superior a 40 anos, sobre a acuidade visual pós-operatória e a ocorrência de complicações clínicas peroperatórias, em facectomias sob anestesia local, num centro médico acadêmico.MÉTODOS:
Foram analisados pacientes diabéticos tipo 2, maiores que 40 anos de idade, com facectomias indicadas entre 10 de fevereiro de 2000 e 10 de janeiro de 2001 em hospital universitário, cujo Serviço de Oftalmologia assiste a região em torno da cidade de Campinas, São Paulo, Brasil. Os pacientes foram avaliados por um clínico uma semana antes da cirurgia, além de realizarem os exames glicemia de jejum e eletrocardiograma. Os pacientes com resultados de glicemia de jejum anormal não tiveram as cirurgias postergadas, ou seja, o resultado do exame laboratorial, isoladamente, não foi considerado motivo para suspender a cirurgia. De acordo com o resultado da glicemia de jejum, o paciente era designado para um dos grupos grupo de glicemia normal (60-115 mg/dL) e grupo de glicemia anormal (>115 mg/dL). Acuidade visual pós-operatória corrigida e complicações clínicas peroperatórias eram registradas em formulário padronizado.RESULTADOS:
A amostra incluiu um total de 193 pacientes diabéticos tipo 2, desses 67 (34,7 por cento) tiveram o resultado da glicemia de jejum dentro dos limites normais (grupo glicemia normal) e 126 (65,3 por cento) fora destes limites (grupo glicemia anormal). A média do resultado da glicemia de jejum nos pacientes com glicemia normal foi de 98,5±17,3 mg/dL e a do grupo com glicemia anormal foi de 166,5± 48,9 mg/dL (p< 0,001). Ocorreram complicações intra-operatórias em 21 (10,7 por cento) pacientes, todos casos de hipertensão arterial. Desses, 7 (10,5 por cento) em pacientes com glicemia normal e 14 (11,1 por cento) pacientes com glicemia anormal (p<0,888). Não houve diferença estatisticamente significante, entre os grupos, em relação à acuidade visual pós-operatória corrigida.CONCLUSÕES:
Não se observou influência da glicemia de jejum pré-operatória nas complicações clínicas intra-operatórias ou na acuidade visual final.
Texto completo:
1
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Glicemia
/
Extração de Catarata
/
Acuidade Visual
/
Jejum
Tipo de estudo:
Diagnostic_studies
/
Etiology_studies
/
Observational_studies
/
Prognostic_studies
/
Risk_factors_studies
Limite:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Article