Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de alguns fatores de risco para doenças crônicas na cidade de São Paulo / Prevalence of a set of risk factors for chronic diseases in the city of São Paulo, Brazil

Marcopito, Luiz Francisco; Rodrigues, Sérgio São Fins; Pacheco, Maria Aparecida; Shirassu, Mírian Matsura; Goldfeder, Artur Jaques; Moraes, Marco Antonio de.
Rev. saúde pública ; 39(5): 738-745, out. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-414937

OBJETIVO:

Estimar as prevalências de fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis e compará-las com as obtidas há 15-16 anos em inquérito semelhante.

MÉTODOS:

Estudo transversal de base populacional com amostra aleatória de pessoas com 15 a 59 anos de idade, realizado no Município de São Paulo entre 2001 e 2002. Foram entrevistadas 2.103 pessoas que responderam a um questionário, quando também foram feitas medidas de pressão arterial, peso, estatura e circunferências do abdome e do quadril. Em um terço dos entrevistados foram dosados colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides e glicose de jejum.

RESULTADOS:

As prevalências totais ajustadas por idade, na faixa etária de 15 a 59 anos, foram as seguintes tabagismo, 22,6 por cento; pressão arterial não controlada, 24,3 por cento; obesidade, 13,7 por cento; circunferência abdominal aumentada, 19,7 por cento; colesterol total >240 mg/dl, 8,1 por cento; HDL-colesterol <40 mg/dl, 27,1 por cento; triglicérides >200 mg/dl, 14,4 por cento; e glicemia >110 mg/dl, 6,8 por cento. Tabagismo, pressão arterial não controlada, colesterol total elevado, HDL-colesterol diminuído e triglicérides elevados foram significantemente mais prevalentes em homens do que em mulheres.

CONCLUSÕES:

Os resultados quanto à prevalência de alguns fatores de risco para doenças crônicas mostraram que os homens estão em pior situação do que as mulheres. Comparados aos resultados de inquérito anterior, a percentagem de pressão arterial não controlada permaneceu inalterada, mas a de tabagismo diminuiu significantemente.
Biblioteca responsável: BR67.1