Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo comparativo entre bupivacaína racêmica a 0, 25 por cento e bupivacaína com excesso enantiomérico de 50 por cento (S75-R25) a 0, 25 por cento, associadas ao fentanil para analgesia de parto com deambulação da parturiente / Comparative study between 0.25% racemic bupivacaine and 50% enantiomeric excess (S75-R25) 0.25% bupivacaine, associated with fentanyl for labor analgesia with parturient ambulation

Côrtes, Carlos Alberto Figueiredo; Castro, Luis Fernando Lima; Serafim, Maurício Marsaioli; Oliveira, Amaury Sanchez; Gelmini, Marcelo; Petri, Rodrigo Betiol.
Rev. bras. anestesiol ; 56(1): 16-27, jan.-fev. 2006. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-426140
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

Estudos clínicos com enantiômeros levógiros dos anestésicos locais demonstraram maior segurança em função de menor cardiotoxicidade. A deambulação da parturiente durante o trabalho de parto pode abreviar o trabalho de parto. Este estudo visou comparar a qualidade da anestesia e as repercussões maternas e fetais bem como a capacidade de deambulação e micção espontânea das parturientes com o emprego da bupivacaína a 0,25 por cento e da bupivacaína com excesso enantiomérico de 50 por cento (S75-R25) a 0,25 por cento, associadas ao fentanil por via peridural contínua, no trabalho de parto.

MÉTODO:

Foram avaliadas 40 parturientes, estado físico ASA I e II, feto único, em trabalho de parto, submetidas a analgesia peridural contínua e divididas em dois grupos no grupo I, receberam 8 mL (20 mg) de bupivacaína (S75-R25) a 0,25 por cento com epinefrina, associados a 100 æg de fentanil. No grupo II, receberam 8 mL (20 mg) de bupivacaína racêmica a 0,25 por cento com epinefrina, associados a 100 æg de fentanil. Foram avaliados os seguintes parâmetros tempo de latência, nível de bloqueio sensitivo, grau de bloqueio motor, teste de Romberg, capacidade de deambulação e micção espontânea, duração do trabalho de parto e do período expulsivo, alterações hemodinâmicas e respiratórias maternas além da vitalidade dos recém-nascidos.

RESULTADOS:

Não houve diferença estatística significativa entre os grupos nos parâmetros avaliados. Todas as parturientes apresentaram força muscular com capacidade de deambulação, salvo no caso de indicação de cesariana (um caso do grupo II) ou quando o parto aconteceu antes do tempo previsto para avaliação deste parâmetro (quatro casos do grupo I e cinco casos do grupo II).

CONCLUSÕES:

Tanto a bupivacaína racêmica quanto a bupivacaína (S75-R25) a 0,25 por cento associadas ao fentanil mostraram ser boa opção para analgesia de parto.
Biblioteca responsável: BR1.1