Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doença periodontal e doença cardiovascular: um estudo piloto / Periodontal disease and cardiovascular disease: a pilot study

Coelho, Julita Maria Freitas; Gomes Filho, Isaac Suzart; Santos, Carlos Antônio de Souza Teles; Marques Neto, José; Viana, Maria Isabel Pereira; Cruz, Simone Seixas da; Sarmento, Viviane Almeida.
Rev. baiana saúde pública ; 29(2): 251-261, jul.-dez. 2005.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-427582
Muitos estudos realizados nos últimos anos têm apontado a doença periodontal (DP) como possível fator de risco para doenças cardiovasculares(DCV).

Objetivo:

avaliar a associação entre doença periodontal e doença cardiovascular e a viabilidade de investigar esta associação.

Métodos:

participaram deste estudo pilto, do tipo caso-controle, 116 mulheres e 33 homens, sendo 21 indivíduos com DCV (grupo caso) e 128 indivíduos sem história desta doença (grupo controle). O diagnóstico da doença cardiovascular foi estabelecido mediante a verificação dos prontuários de internamento, livro de alta e/ou informação autorreferida. O exame periodontal completo foi realizado para o diagnóstico da doença periodontal, utilizando-se os seguintes descritores clínicos medida de profundidade de sondagem de sulco/bolsa, medida de recessão gengival e perda de inserção clínica calculada.

Resultados:

os resultados demonstraram que ambos os grupos, caso e controle, não eram comparáveis no que se refere a idade, gênero, local de residência e uso de fumo, com diferença estatisticamente significante (pd"0,05). A doença periodontal foi diagnosticada em 95,24por cento dos indivíduos do grupo caso e 81,25por cento dos indivíduos do grupo controle. A análise de regressão logística mostrou uma associação positiva entre doença periodontal e doença cardiovascular, empregando-se o ajuste pela idade, gênero, uso de fumo e estado civil, embora esta não tem sido estatisticamente significante (OR=4,03; IC(95por cento) 0,42-38,43).

Conclusão:

diante da metodologia empregada e apenas das limitações do estudo, a doença periodontal se apresentou como um possível fator de risco para doença cardiovascular.
Biblioteca responsável: BR15.1