Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consumo alimentar e estado nutricional de crianças atendidas em serviços públicos de saúde do município de Viçosa, Minas Gerais / Food consumption and nutritional profile of children seen in public health services of Viçosa, Minas Gerais, Brazil

Cavalcante, Ana Augusta Monteiro; Tinôco, Adelson Luiz Araújo; Cotta, Rosângela Minardi Mitre; Ribeiro, Rita de Cássia Lanes; Pereira, Conceição Angelina dos Santos; Franceschini, Sylvia do Carmo Castro.
Rev. nutr ; 19(3): 321-330, maio-jun. 2006. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-431750
OBJETIVO: Avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional de 174 crianças, entre 12 e 35 meses de idade, atendidas na rede pública de saúde de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. MÉTODOS: O consumo alimentar foi investigado por meio de dois inquéritos dietéticos (recordatório 24 horas e questionário de freqüência de consumo alimentar). O estado nutricional foi avaliado pelos índices antropométricos peso/idade, peso/estatura e estatura/idade, e associado ao consumo alimentar. Utilizou-se o Teste "t" Student para comparar médias, Teste chi2 para verificar associação entre variáveis e Odds Ratio para avaliar fatores de risco envolvidos na ocorrência de déficits nutricionais (p<0,05). RESULTADOS: A quantidade média de energia consumida excedeu a recomendação para ambos os sexos (p<0,0001). A ingestão habitual de energia e nutrientes foi estatisticamente significante e maior entre os meninos (p<0,0001), exceto para vitamina C. Prevalências de inadequação foram observadas para as vitaminas C e A (96,6 por cento e 36,8 por cento) e os minerais ferro e zinco (13,2 por cento e 99,4 por cento). Com relação ao estado nutricional, as prevalências de desnutrição encontradas foram 13,2 por cento para o índice peso/idade, 13,8 por cento para peso/estatura e 4,0 por cento para estatura/idade. Encontrou-se associação positiva entre déficit nutricional e consumo alimentar inadequado. CONCLUSÃO: Estes resultados demonstram que o consumo alimentar inadequado tem contribuído para os déficits nutricionais do grupo pré-escolar. Recomenda-se a realização continuada de estudos de consumo alimentar nessa população, para conhecer sua prática alimentar.
Biblioteca responsável: BR13.3