Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Timpanoplastias: resultados cirúrgicos e análise dos fatores que podem interferir no seu sucesso / Tympanoplasty: surgical results and a comparison of the factors that may interfere in their success

Fukuchi, Ilana; Cerchiari, Dafne Patrícia; Garcia, Eduardo; Rezende, Carlos Eduardo Borges; Rapoport, Priscila Bogar.
Rev. bras. otorrinolaringol ; 72(2): 267-271, mar.-abr. 2006. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-434177
A otite média crônica continua muito prevalente em nosso meio e permanece um desafio aos otorrinolaringologistas quanto ao seu tratamento.

OBJETIVO:

Demonstrar os fatores que podem interferir no sucesso das timpanoplastias e os resultados cirúrgicos obtidos durante o ano de 2002. FORMA DE ESTUDO Clínico prospectivo. CASUíSTICA E

MÉTODOS:

Incluiu-se 37 pacientes portadores de otite média crônica não-colesteatomatosa (OMCNC) submetidos a timpanoplastia (in-lay ou underlay, com enxerto homólogo). Os pacientes passaram por protocolo de avaliação pré e pós-operatória que consistiu em anamnese, exame físico específico, nasofibroscopia e audiometria.

RESULTADO:

Fatores como idade, localização e tamanho da perfuração; estado da mucosa da orelha média; número de infecções/ano; tabagismo; história familiar de otorréia e disacusia; história pessoal de cirurgia otológica prévia; renda familiar mensal; enxerto, técnica e via de acesso utilizada; não apresentaram relevância estatística quanto ao fechamento da perfuração. A taxa de sucesso foi de 65 por cento para o fechamento da membrana timpânica e 100 por cento para o ganho audiométrico.

CONCLUSÃO:

As timpanoplastias devem ser consideradas no tratamento das OMCNC.
Biblioteca responsável: BR1.1