Eco-Doppler na avaliação de complicações vasculares no pós-operatório de transplantes hepáticos / Doppler ultrasound assessment of postoperative vascular complications in liver transplantations
Rev. imagem
; 27(1): 21-25, jan.-mar. 2005. ilus, tab
Article
em Pt
| LILACS
| ID: lil-436173
Biblioteca responsável:
BR1.2
RESUMO
OBJETIVO:
0 objetivo deste estudo é demonstrar as alterações hemodinâmicas no fígado transplantado e as complicações de causas vasculares por meio do eco-Doppler. MATERIAL EMÉTODO:
Neste estudo foram incluídos 25 pacientes submetidos a transplante hepático. Os vasos estuda-dos foram a veia porta e a artéria e veia hepáticas, com o uso de eco-Doppler no primeiro e sétimo dias pós-operatórios, em casos normais e de acordo com a necessidade clínica.RESULTADOS:
Em três pacientes foi observada trombose da artéria hepática (6,8 por cento) e sete casos de estenose (15,9 por cento). Trombose portal ocorreu em apenas um paciente. Estas complicações foram tratadas com su-cesso com terapêutica cirúrgica, angioplastia ou conservadoramente.CONCLUSÃO:
0 uso se-qüencial do eco-Doppler é uma ferramenta muito útil no diagnóstico precoce de complicações vasculares no transplante hepático. Portanto, a ultra-sonografia com eco-Doppler é um método importante no monitoramento do pós-operatório normal e em casos de complicações.
Buscar no Google
Coleções:
01-internacional
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Veia Porta
/
Complicações Pós-Operatórias
/
Transplante de Fígado
/
Ultrassonografia Doppler em Cores
/
Artéria Hepática
/
Veias Hepáticas
Tipo de estudo:
Observational_studies
/
Screening_studies
Limite:
Humans
Idioma:
Pt
Ano de publicação:
2005
Tipo de documento:
Article