Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O conhecimento do diagnóstico de câncer não leva à depressão em pacientes sob cuidados paliativos / Awareness of cancer diagnosis does not lead to depression in palliative care patients

Diniz, Renata Wanderley; Gonçalves, Marina Sahade; Bensi, Carolina Games; Campos, Arinilda Silva; Giglio, Auro Del; Garcia, Juliana Bueno; Miranda, Vanessa da Costa; Monteiro, Tatiana Alves; Rosemberg, Michelle.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992) ; 52(5): 298-303, set.-out. 2006. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-439647

OBJETIVOS:

Traçar o perfil e identificar a prevalência de depressão nos pacientes sob cuidados paliativos no Serviço de Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC.

MÉTODOS:

Entrevistamos 62 pacientes oncológicos em cuidados paliativos que responderam a três questionários questionário geral contendo variáveis demográficas, questionário estruturado para pacientes oncológicos em cuidados terminais para avaliação de sua qualidade de vida e inventário de depressão de Beck.

RESULTADOS:

Observamos que 68 por cento dos pacientes tinham algum grau de depressão. A maioria dos pacientes sabia seu diagnóstico (87,1 por cento), estava satisfeito com o tratamento (93,33 por cento), sentia-se satisfeito com o apoio recebido (95,7 por cento) e referiu não conversar com seus médicos sobre outros assuntos além de sua saúde (81,18 por cento). Os sintomas mais freqüentes foram dor, cansaço, fraqueza e alterações do sono. Encontramos que o fato de não saber o diagnóstico (p=0,008), estar internado (p=0,0019) e não ter recebido tratamento oncológico (p=0,007) se correlacionam significativamente com níveis mais altos de depressão.

CONCLUSÃO:

Pacientes sob cuidados paliativos em nosso meio, apesar de geralmente satisfeitos com seu cuidado, relatam pobre comunicação com seu médico e apresentam uma alta taxa de depressão. Saber o seu diagnóstico e ter recebido tratamento oncológico se correlacionam inversamente com a presença de depressão.
Biblioteca responsável: BR1.1