Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Oxido nítrico e peptídeo atrial natriurético na predição de complicações da gestação / Nitric oxide and atrial natriuretic peptide in the prediction of pregnancy complications

Costa, Fabrício da Silva; Cunha, Sérgio Pereira da; Reis, Franscisco Cândido dos; Rodrigues, José Antunes; Rocha, Rebeca Silveira.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 29(1): 41-47, jan. 2007. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-447626

OBJETIVO:

verificar a acurácia das dosagens séricas maternas do peptídeo atrial natriurético (ANP) e óxido nítrico (NO) para predição de complicações da gravidez.

MÉTODOS:

a casuística compreendeu 49 mulheres primigestas. As gestantes foram incluídas no estudo na 18ªsemana, momento em que foi coletada a amostra sangüínea para a realização das dosagens séricas. O ANP foi dosado pelo método de radioimunoensaio, utilizando kits Euro-dianostica (2000), considerando anormais valores superiores a 237,4 pg/mL (percentil 95). A dosagem do NO foi realizada pelo método de quimiluminescência, sendo considerados como anormais valores superiores a 17,8 µmol/L (percentil 95). Para análise estatística, utilizaram-se o teste t não pareado para a análise das variáveis quantitativas contínuas de distribuição normal; o teste de Mann-Whitney para amostras quantitativas não-paramétricas; o teste exato de Fisher na avaliação dos parâmentros qualitativos; e o teste de Pearson na avaliação das correlações.

RESULTADOS:

os dados não mostraram diferença significativa na concentração sérica do ANP, considerando o grupo que apresentou complicações gestacionais e/ou perinatais (média de 139,3±77,1 pg/mL) e o grupo controle (média de 119,6±47,0 pg/mlL), e nem na concentração sérica do NO, entre o grupo com complicações gestacionais e/ou perinatais (média de 11,1±4,6 æmol/L) e o grupo controle (média de 10,0±3,4 µmol/L).

CONCLUSÕES:

os resultados mostram que o ANP e o NO não foram bons indicadores de complicações da gestação.
Biblioteca responsável: BR26.1