Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autopercepção da desvantagem vocal (VHI) e qualidade de vida relacionada à deglutição (SWAL-QDL) de pacientes laringectomizados totais / Voice handicap (VHI) self perception and quality-of-life related to swallowing (SWAL-QOL) of total laryngectomees

Barros, Ana Paula Brandão; Portas, Juliana Godoy; Queija, Débora dos Santos; Lehn, Carlos N; Dedivitis, Rogério A.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 36(1): 33-37, jan.-mar. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-454650

Objetivo:

avaliar o índice de desvantagem vocal e a qualidade de vida (QV) relacionada à deglutição de pacientes laringectomizados totais.

Método:

estudo prospectivo que utilizou o questionário VHI (Voice Handicap Index), composto por 3 domínios funcional, físico e emocional. Para avaliar a QV relacionada à deglutição foi utilizado o questionário SWAL-QOL (Quality of Life in Swallowing Disorders), composto por 10 domínios, como fardo, desejo, freqüência de sintomas, seleção de alimentos, comunicação, medo, saúde mental, função social, sono e fadiga. A análise estatística consistiu de distribuição de freqüência e as medidas de tendência central e da variabilidade para as variáveis numéricas.

Resultados:

12 pacientes com idade média de 59,6 anos, 58,3% foram submetidos à cirurgia e radioterapia pós-operatória, com dosagem média de 6634cGy. O tempo decorrido do término do tratamento oncológico ao momento da investigação variou de 3 a 41 meses, no momento do estudo todos os pacientes se alimentavam por via oral exclusiva e se comunicavam pela associação da fala articulada, de gestos e da escrita. Em relação à desvantagem vocal a média das pontuações foram 22 para o domínio funcional, 17 para o físico, 14,3 para o emocional e 53,5 para o global. O SWAL-QOL teve médias que variaram entre 53 a 85,4.

Conclusão:

os resultados demonstraram alterações de grau moderado em relação à auto-percepção da desvantagem vocal e a QV relacionada à deglutição.
Biblioteca responsável: BR1.1