Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perspectiva da epistemologia histórica e a escola promotora de saúde / Perspective of historical epistemology and health promotion in schools

Moura, João Batista Vianey Silveira; Lourinho, Lídia Andrade; Valdês, Maria Teresa Moreno; Frota, Mirna Albuquerque; Catrib, Ana Maria Fontenelle.
Hist. ciênc. saúde-Manguinhos ; 14(2): 489-501, abr.-jun. 2007.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-457270
Aborda-se a educação, especificamente a escola na perspectiva filosófica de Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, bem como nos aspectos da promoção da saúde. Critica-se a escola instrumentalista, mostrando que esse modelo chegou à exaustão. Faz-se uso da abordagem bachelardiana, na perspectiva de que todo conhecimento é resultado de minucioso trabalho de interrogação da realidade. A partir das idéias de Kuhn, reflete-se sobre a mudança de paradigmas e o seu significado nos espaços educacionais. Com base nessas duas vias, discute-se o projeto da escola desejada inclusiva, múltipla, pluralista, interativa e sistêmica, que promova a saúde, perceba a natureza como fonte de vida e discuta as relações do ambiente sob a ótica da bioética, da qualidade de vida e da cidadania.
Biblioteca responsável: BR1273.1
Localização: BR1273.1