Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnóstico de conjuntivite adenoviral pelo RPS Adenodetector® / Adenovirus conjunctivitis diagnosis using RPS Adenodetector®

Barbosa Junior, José Bonifácio; Regatieri, Caio Vinicius Saito; Paiva, Terezinha Maria de; Benega, Margareth Aparecida; Ishida, Maria Akiko; Corrêa, Kátia Oliveira; Freitas, Denise de; Belfort Junior, Rubens.
Arq. bras. oftalmol ; 70(3): 441-444, maio-jun. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-459830

OBJETIVO:

Avaliar a utilização do RPS Adenodetector®, como método diagnóstico de pacientes com quadro clínico de conjuntivite adenoviral.

MÉTODOS:

Análise de série de casos consecutivos de pacientes com diagnóstico clínico de ceratoconjuntivite adenoviral submetidos comparativamente ao teste RPS Adenodetector® e a raspado conjuntival para cultura de vírus.

RESULTADOS:

Dos 11 pacientes avaliados, 10 pacientes apresentavam acometimento unilateral. Em relação ao tempo de início dos sintomas no momento da colheita, 5 (45,5 por cento) pacientes apresentavam dois dias de história, 5 (45,5 por cento) apresentavam três dias e 1 (9,1 por cento) apresentava 7 dias. A cultura para adenovírus foi positiva em 8 pacientes (73 por cento) e o RPS Adenodetector® foi positivo em 9 pacientes (82 por cento). Oito pacientes apresentaram o teste rápido e cultura positiva. Um paciente apresentou teste RPS Adenodetector® positivo com cultura negativa. Os dois pacientes com teste RPS Adenodetector® negativo apresentaram cultura negativa. O RPS Adenodetector® mostrou sensibilidade de 100 por cento e especificidade de 67 por cento adotando-se a cultura de vírus como exame padrão-ouro para o diagnóstico de conjuntivite adenoviral.

CONCLUSÃO:

O RPS Adenodetector® foi útil para o diagnóstico de conjuntivite adenoviral e pode auxiliar na orientação do paciente quanto ao contágio e disseminação da doença.
Biblioteca responsável: BR1.1