Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Crises hipertensivas em portadores de hipertensão arterial em tratamento ambulatorial / Hypertensive crises in bearers of arterial hypertension in ambulatorial treatment

Guedes, Nirla Gomes; Costa, Francisca Bertília Chaves; Moreira, Rafaella Pessoa; Moreira, Tahissa Frota; Chaves, Emília Soares; Araújo, Thelma Leite de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 39(2): 181-188, jun. 2005. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-461089
O presente estudo avaliou as características sociodemográficas e de adesão terapêutica de 27 portadores de hipertensão arterial em tratamento ambulatorial que apresentaram crises de urgências ou emergências hipertensivas e haviam sido atendidos em uma unidade de leito-dia e em uma unidade de emergência da cidade de Fortaleza-Ceará, no período de outubro de 2002 a maio de 2003. A maioria era mulher, com idade de 50 a 60 anos, pouca escolaridade, tempo de tratamento inferior a cinco anos e tempo de diagnóstico entre cinco e dez anos. O uso dos remédios foi o tratamento mais referido, seguido pela redução do consumo de sal e comparecimento às consultas. No entanto, o fato de comparecerem às consultas e receberem orientação parece não modificar o comportamento, uma vez que a maioria dos entrevistados não praticava exercícios físicos e demonstrava deficiência no conhecimento sobre a doença, atribuindo a elevação da pressão arterial a fatores emocionais.
Biblioteca responsável: BR41.1