Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Single lesion as an indicator to monitor the leprosy trend to elimination in hyperendemic areas

Ignotti, Eliane; Bayona, Manuel; Alvarez-Garriga, Carolina; Andrade, Vera L. G; Valente, Joaquim G.
Rev. bras. epidemiol ; 10(3): 421-431, set. 2007. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-461679

INTRODUÇÃO:

As taxas de detecção e prevalência de hanseníase não são suficientes para mostrar a real magnitude de mudanças nos padrões epidemiológicos da doença.

OBJETIVOS:

Avaliar a aplicabilidade e utilidade da medida de proporção de casos de hanseníase com lesão única de pele como potencial indicador de avaliação do progresso da eliminação da hanseníase em áreas hiperendêmicas.

METODOLOGIA:

Estudo retrospectivo baseado na análise de dados secundários de casos novos de hanseníase notificados entre 1997 e 2002 na cidade de Palmas, estado de Tocantins, Brasil. Os registros de pacientes com lesão única foram comparados àqueles registrados com mais de uma lesão. Odds ratio foi utilizado como medida de associação.

RESULTADOS:

De um total de 1.303 casos novos de hanseníase notificados, 481 (36,9 por cento) apresentavam lesão única de pele. Verificou-se tendência de incremento na proporção de casos de casos novos diagnosticados com lesão única variando de 20,3 por cento em 1999 para 49,1 por cento em 2002 (p < 0,001), simultaneamente à redução do registro de número de casos novos após 1999. Maior proporção de pacientes com lesão única de pele foi verificada em pacientes do sexo feminino, menores de 15 anos, paucibacilares nas formas clínicas tuberculóide e indeterminada, com baciloscopia negativa, com lesões do tipo mácula, sem incapacidades físicas e diagnosticados em unidades básicas de saúde.

CONCLUSÕES:

Os resultados confirmam que a proporção de pacientes com lesão única de pele pode ser utilizada como indicador na avaliação do progresso da eliminação da hanseníase em áreas hiperendêmicas.

Assuntos

Hanseníase Brasil
Biblioteca responsável: BR67.1