Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurses' performance on hospital discharge: patients' point of view

Pompeo, Daniele Alcalá; Pinto, Maria Helena; Cesarino, Claudia Bernardi; Araújo, Renilda Rosa Dias Ferreira de; Poletti, Nadia Antonia Aparecida.
Acta paul. enferm ; 20(3): 345-350, jul.-set. 2007. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-465392

OBJETIVO:

O estudo teve como objetivo conhecer o processo de preparo do paciente para a alta hospitalar e a atuação do enfermeiro de um hospital de grande porte do interior do Estado de São Paulo.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, no qual foi realizada uma entrevista semi-estruturada com 43 clientes, que se encontravam com alta hospitalar.

RESULTADOS:

Segundo os relatos dos clientes, 83,72 por cento receberam orientações para a alta hospitalar, 48,84 por cento receberam orientações do médico e 72,08 por cento não relataram a participação do enfermeiro no processo de orientação para a alta. Observou-se que as orientações são realizadas individualmente, segundo a visão de cada profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados deste estudo levam a uma reflexão sobre o ensino desenvolvido na formação do enfermeiro sobre o preparo do paciente para a alta, e assim, a necessidade de sistematizar este trabalho da equipe de saúde, o que implica em mudanças de atitudes destes profissionais.
Biblioteca responsável: BR1.2