Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infecção hospitalar: estudo de prevalência em um hospital público de ensino / Nosocomial infection: study of prevalence at a public teaching hospital

Moura, Maria Eliete Batista; Campelo, Sônia Maria de Araújo; Brito, Francisca Cortez Prado de; Batista, Odinéa Maria Amorim; Araújo, Telma Maria Evangelista de; Oliveira, Adélia Dalva da Silva.
Rev. bras. enferm ; 60(4): 416-421, jul.-ago. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-467435
Este estudo objetivou determinar a prevalência de infecção hospitalar (IH) e distribuição por topografia e por microorganismo e suas sensibilidades antimicrobianas. Realizado em duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de um hospital público de ensino de Teresina, com amostragem de 394 casos de IH e processados pelo Software SPSS. A infecção respiratória foi a maior prevalência (61,26 por cento) na UTI Geral. Evidenciou-se maior sensibilidade bacteriana à amicacina (52,48) na UTI do SPS. O microorganismo com maior prevalência foi a Klebsiella pneumonia (35,46 por cento) na UTI geral. Conclui-se que a prevalência de IH nas duas UTIs foi de 60,8 por cento, ultrapassando 45,3 por cento do índice geral registrado nos hospitais brasileiros que é 15,5 por cento, contribuindo para aumentar a morbi - mortalidade causadas por infecções.
Biblioteca responsável: BR1.1