Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Situações de jogo como fonte de "stress" em modalidades esportivas coletivas / The game as source of stress in team sports

De Rose Junior, Dante; Sato, Cristiane Tieco; Selingardi, Daniela; Bettencourt, Elizabeth Leite; Barros, João Carlos Teixeira de Souza; Ferreira, Maria do Carmo Mardegan.
Rev. bras. educ. fís. esp ; 18(4): 385-395, out.-dez. 2004. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-468524
O stress competitivo é um assunto muito explorado nas pesquisas da área da psicologia esportiva. Nessas pesquisas, o jogo é um dos fatores que produzem a grande maioria das situações de stress. Este artigo teve como principal objetivo identificar quais as principais situações de stress em jogo, de acordo com a opinião de atletas juvenis praticantes de modalidades esportivas coletivas, analisando e comparando essas situações em função de gênero e modalidade esportiva. Participaram 417 atletas na faixa de 14 a 19 anos praticantes de basquetebol, handebol e voleibol. Foi utilizado o Formulário para Identificação de Situações de Stress em Jogo e os resultados mostraram que as situações mais frequentes apontadas como causadoras de stress pelos atletas foram errar em momentos decisivos, perder jogo praticamente ganho, repetir os mesmos erros, arbitragem prejudicial e cometer erros que causem a derrota da equipe. Verificou-se uma alta correlação entre a classificação das situações em função do gênero (rs = 0,89; p < 0,01), o mesmo acontecendo entre as modalidades estudadas (c2 =35,52; p < 0,01). As situações relacionadas com as competências individuais e coletivas foram as mais citadas pelos atletas. As situações relacionadas a pessoas importantes (técnicos, arbitragem e companheiros de equipe) também foram identificadas como importantes pelos atletas.
Biblioteca responsável: BR1342.1