Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cirurgia do estapédio na residência: experiência do Hospital de Clínicas/UFPR / Stapes surgery in residency: the ufpr clinical hospital experience

Caldart, Adriano Ulisses; Terruel, Igor; Enge Júnior, Dair Jocely; Kurogi, Adriana Sayuri; Buschle, Maurício; Mocellin, Marcos.
Rev. bras. otorrinolaringol ; 73(5): 647-653, ago.-out. 2007. graf, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-470446
A cirurgia do estapédio permanece como tratamento consagrado para a otosclerose. Recentes publicações têm demonstrado que o sucesso cirúrgico nas cirurgias realizadas por médicos residentes tem diminuído e que os resultados audiológicos tem sido piores que os obtidos por cirurgiões experientes.

OBJETIVOS:

Avaliar a experiência do serviço de otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas/UFPR na realização de cirurgias do estapédio no programa de residência médica. MATERIAL E

MÉTODO:

Estudo retrospectivo de 114 cirurgias do estapédio realizadas nos últimos 9 anos, em 96 pacientes. Os resultados audiométricos foram analisados conforme orientação do Committee on Hearing and Equilibrium e através do Amsterdam Hearing Evaluation Plots, considerando a melhora do gap pós-operatório e de limiares da via aérea.

RESULTADOS:

Foram incluídos 96 pacientes, na maioria adultos, do sexo feminino (67,7 por cento) e caucasianos (93,7 por cento). Em 50,9 por cento dos casos foi realizada estapedectomia, sendo a grande maioria sob anestesia local e sedação (96,5 por cento) e utilizando principalmente a prótese de Teflon (37,7 por cento). A taxa de sucesso cirúrgico foi de 50,88 por cento, com 11,4 por cento de complicações.

CONCLUSÃO:

Os ganhos de audição pós-operatórios considerados como sucesso cirúrgico foram inferiores aos publicados na literatura por cirurgiões experientes.
Biblioteca responsável: BR1.1