Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação ultra-sonográfica, ecocardiográfica fetal e resultados perinatais em gestantes portadoras do HIV em uso de terapia anti-retroviral / Ultrasound examination, fetal echocardiography and prenatal outcome in HIV-positive pregnant women under antiretroviral therapy

Lopes, Marco Antonio Borges; Bunduki, Victor; Ruocco, Rosa Maria de Souza Aveiro; Lopes, Lílian Maria; Tavarez, Gláucia; Zugaib, Marcelo.
Rev. bras. ginecol. obstet ; 29(10): 497-505, out. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-472162

OBJETIVO:

descrever as alterações estruturais e/ou funcionais fetais à ultra-sonografia e à ecocardiografia fetais e os resultados perinatais em gestantes soropositivas para o vírus da imunodeficiência humana (HIV) em relação a um grupo controle de pacientes atendidas pelo pré-natal de baixo risco.

MÉTODOS:

foram avaliadas, prospectivamente, 109 gestantes soropositivas para o HIV em uso de anti-retrovirais (Grupo de Estudo, GE) e 200 gestantes controles (GC), sendo realizado acompanhamento ultra-sonográfico obstétrico mensal e ecocardiografia fetal e pós-natal com a avaliação do volume de líquido amniótico, da adequação do peso fetal, da presença de alterações estruturais fetais e dos resultados perinatais.

RESULTADOS:

foram observados oito casos de alterações estruturais fetais (7,3 por cento) contra dois (1 por cento) no GC (p=0,61). Observamos quatro casos de cardiopatia congênita e quatro de hidronefrose no GE, com diferença estatística para as cardiopatias (p=0,015). Foram diagnosticados, no GE, oito (7,3 por cento) casos de oligoidrâmnio e 11 (10 por cento) casos de polidrâmnio contra dois casos (1 por cento) de oligoidrâminio e nenhum de polidrâmnio (p de 0,004 e p<0,001, respectivamente). Onze recém-nascidos (10 por cento) foram pequenos para a idade gestacional no GE contra três (2,7 por cento) no GC (p=0,002). A incidência de prematuridade foi de 8,7 e 2,5 por cento nos grupos de estudo e controle, respectivamente (p=0,041). A taxa de óbito fetal foi de 5,5 por cento (seis casos) no GE, contra nenhum no GC (p=0,002).

CONCLUSÕES:

observamos maior prevalência de cardiopatia fetal e de alterações da quantidade de líquido amniótico no grupo estudado em relação ao GC. A taxa de óbito fetal no GE provavelmente está vinculada à presença de malformações fetais; já a incidência de neonatos pequenos para a idade gestacional e de prematuridade, está associada à terapia anti-retroviral e ao uso do tabaco e de drogas ilícitas.
Biblioteca responsável: BR26.1