Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidando do estudante e ensinando relações de cuidado de enfermagem / Caring for the student and teaching care relationships in nursing

Kestenberg, Célia Caldeira Fonseca; Reis, Márcia Maria dos Santos Americano; Motta, Wanessa de Carvalho; Caldas, Mariana Ferreira; Rodrigues, Daniela Macri da Costa.
Texto & contexto enferm ; 15(n.esp): 193-200, 2006.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-475184
O objetivo é relatar experiência sobre o trabalho do grupo de suporte "Vivendo Vivências" para o estudante de enfermagem, como uma estratégia de ensino acerca das relações de cuidado. Para cuidar do outro é preciso aprender a cuidar de si mesmo. Estudo realizado a partir do registro de avaliações, feitas pelos estudantes, sobre as contribuições do grupo. O tratamento dos dados se deu a partir da análise de conteúdo. Identificamos que os alunos, em sua totalidade, percebem a aprendizagem de habilidades interpessoais. Identificam o processo de autoconhecimento e do cuidado de si como essenciais para o cuidado do outro. "Vivendo Vivências" vem confirmando a importância desse espaço onde comportamentos de cuidar ouvir sensível, empatia, entre outros, são aprendidos a partir do compartilhamento de experiências inerentes ao processo de viver. Os aspectos relacionais do cuidado de enfermagem ganham entorno importante na formação profissional.
Biblioteca responsável: BR17.1