Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparison of direct immunofluorescence, conventional cell culture and polymerase chain reaction techniques for detecting respiratory syncytial virus in nasopharyngeal aspirates from infants / Comparação entre imunofluorescência direta, cultura convencional de células e reação em cadeia de polimerase para detectar vírus respiratório sincicial em lavados de nasofaringe de crianças

Reis, Alexanda Dias; Fink, Maria Cristina Domingues; Machado, Clarisse Martins; Paz Júnior, José de Paula; Oliveira, Renato Reis; Tateno, Adriana Fumie; Machado, Adriana Freire; Cardoso, Maria Regina; Pannuti, Claudio Sérgio.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 50(1): 37-40, Jan.-Feb. 2008. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-476761
Um total de 316 amostras de lavado de nasofaringe obtidas de crianças em acompanhamento ambulatorial com até dois anos de idade durante episódio de doença aguda do trato respiratório foram processadas para detecção do vírus sincicial respiratório (VSR) utilizando três diferentes técnicas isolamento viral, imunofluorescência direta e reação em cadeia por polimerase (RT-PCR). Destas amostras, 36 (11,4 por cento) foram positivas para o VSR. A RT-PCR foi a técnica mais sensível, com positividade em 35 (11,1 por cento) das amostras, seguindo-se a imunofluorescência direta (25/316, 7,9 por cento) e o isolamento viral (20/315, 6,3 por cento) (p < 0,001). Uma amostra foi positiva pela imunofluorescência e negativa pela RT-PCR, e 11/36 (31,4 por cento) foram positivas somente pela RT-PCR. Concluímos que a RT-PCR é mais sensível que a imunofluorescência e o isolamento viral para detecção do VRS em amostras de aspirado de nasofaringe de recém-nascidos e lactentes.
Biblioteca responsável: BR1.1