Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Doppler e marcadores séricos maternos na predição de complicações da gestação / Doppler and maternal serum screening in the prediction of pregnancy complications

Costa, Fabrício da Silva; Rocha, Rebeca Silveira; Cunha, Sérgio Pereira da; Reis, Francisco Cândido dos; Berezowski, Aderson Tadeu; Antunes-Rodrigues, José.
Radiol. bras ; 41(1): 7-12, jan.-fev. 2008. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-477716

OBJETIVO:

Comparar a eficácia do Doppler das artérias uterinas e de marcadores séricos maternos na predição de complicações da gestação.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Trata-se de um estudo prospectivo com 49 primigestas, incluídas no estudo na 18ª semana, sendo coletada a amostra sanguínea para a realização das dosagens séricas, realizadas pelo método de quimioluminescência (alfa-fetoproteína, gonadotrofina coriônica humana e óxido nítrico) e radioimunoensaio (peptídio atrial natriurético). O Doppler das artérias uterinas foi realizado entre 24-26 semanas, determinando a presença ou ausência de incisura na onda de velocidade de fluxo. Na análise estatística utilizou-se o teste de Mann-Whitney, para amostras não-paramétricas, e o teste exato de Fisher, para parâmetros qualitativos.

RESULTADOS:

Os valores de sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo foram, respectivamente, de 8,3 por cento, 97,0 por cento, 50,0 por cento e 74,4 por cento para a alfa-fetoproteína; 8,3 por cento, 87,9 por cento, 20,0 por cento e 72,5 por cento para a gonadotrofina coriônica humana; 16,7 por cento, 97,0 por cento, 33,3 por cento e 76,2 por cento para o peptídio atrial natriurético; e 16,7 por cento, 93,9 por cento, 50,0 por cento e 75,6 por cento para o óxido nítrico. A sensibilidade do Doppler foi de 75,0 por cento, especificidade de 63,6 por cento, valor preditivo positivo de 57,1 por cento e valor preditivo negativo de 87,5 por cento.

CONCLUSÃO:

O Doppler das artérias uterinas é melhor preditor de complicações da gestação quando comparado a alguns marcadores séricos em populações de baixo risco.
Biblioteca responsável: BR734.1