Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimentos e práticas da equipe de enfermagem que trabalha em unidades de diálise, sobre tuberculose, na Grande São Paulo / Knowledge and practices about tuberculosis by nursing team who work in dialyses centers in São Paulo metropolitan area

Moraes, Flávia Aparecida de.
São Paulo; s.n; 2007. 83 p. mapas, graf.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-478238

Introdução:

Uma das principais intercorrências que ocorrem com os pacientes renais crônicos é a queda da imunidade celular, o que toma esse paciente suscetível a desenvolver a tuberculose. Comparando o coeficiente de incidência de tuberculose entre pacientes renais crônicos e da população geral do estado de São Paulo, 40,69/100.000 pacientes (2005) e 43,9/100.000 hab (2004, respectivamente, pode sugerir que há um erro de notificação. Vários estudos sugerem a importância da tuberculose para o paciente renal crônico e a potencialidade de exposição de risco para os profissionais da área da saúde, especialmente os da enfermagem.

Objetivo:

Descrever o conhecimento e práticas de enfermagem, sobre a tuberculose, realizadas pelos profissionais da enfermagem, que trabalham em unidades de diálise da Grande São Paulo, considerando os aspectos epidemiológicos e clínicos.

Método:

Estudo descritivo que usou um questionário como instrumento de coleta de dados. A amostra utilizada foi de conveniência após uma seleção das unidades que possuíam mais do que 15 máquinas de diálise e concordaram participar da pesquisa. Os sujeitos foram todos os componentes das equipes de enfermagem dessas unidades (auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros).

Resultados:

Das 22 questões sugeridas por este estudo, 15 foram selecionadas para avaliar de forma direta o grau de conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem. Assim, o maior destaque foi obtido pelos enfermeiros (73,3 por cento), que apresentaram 11 acertos nas 15 questões sugeridas; seguidos pelos técnicos de enfermagem que acertaram com maior frequência quatro das 15 questões, ou seja, 26,6 por cento. Os auxiliares de enfermagem obtiveram destaque de acertos em duas das 15 questões, com 13,3 por cento. Ao analisar o número de certos das 15 questões, sem diferenciar por categorias de profissional da equipe de enfermagem, não foram percebidas grandes diferenças nas porcentagens de acertos. Os resultados apontam que as...
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; 614.542, 202. 49305/2008 / BR67.1; MTR, 1548. CM. 49306/2008