Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O silêncio sobre a enfermagem em um dos primeiros transplantes renais (1968): ditadura do momento / Silence on nursing in one of the first kidney transplants (1968): dictatorship of those days

Silva, Simone de Aguiar da; Porto, Fernando; Silva, Frances Valéria Costa e.
Rev. enferm. UERJ ; 15(3): 364-369, jul.-set. 2007.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-482236
Estudo histórico-social cujo objeto é o significado do silêncio dado pela imprensa do Rio de Janeiro sobre a participação da enfermagem no primeiro transplante renal realizado no Hospital Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, em 1968.

Objetivos:

descrever o contexto sociopolítico do ano em que ocorreu o primeiro transplante renal no Hospital Pedro Ernesto; analisar o silêncio da imprensa sobre a participação da enfermagem no primeiro transplante renal no Hospital; e discutir o sentido do silêncio que envolveu a enfermagem no setor de nefrologia. A análise ocorreu articulando-se fontes primárias, secundárias e o referencial das diversas formas do silêncio de Orlandi. Os resultados apontaram para um possível silenciamento sobre os enfermeiros que participaram do procedimento, porém o real é o que está em silêncio e não o sentido atribuído a ele. Dessa forma o leitor poderá dar qualquer outro sentido a esse silêncio sobre a participação dos enfermeiros no procedimento.
Biblioteca responsável: BR1366.1