Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo comparativo de condutas de saúde entre universitários no início e no final do curso / Comparative study of health behavior among college students at the start and end of their courses

Franca, Carolina da; Colares, Viviane.
Rev. saúde pública ; 42(3): 420-427, jun. 2008. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: lil-482352

OBJETIVO:

Analisar as diferenças nas condutas de saúde de estudantes da área de saúde de universidades públicas no início e no final do curso.

MÉTODOS:

Estudo realizado com amostra estratificada por curso e por universidade, de 735 estudantes de ciências da saúde de universidades públicas do estado de Pernambuco, em 2006. Os dados foram coletados com a aplicação do questionário National College Health Risk Behavior Survey, validado previamente para utilização com estudantes universitários. Para análise de associação foi utilizado o teste qui-quadrado ou exato de Fisher. Os resultados foram considerados significantes para p<0,05.

RESULTADOS:

A maioria dos estudantes era do gênero feminino (69,5 por cento). Um menor percentual de estudantes ao final da graduação informou morar com os pais ou responsáveis. As condutas de violência, relacionadas ao peso e à atividade física não apresentaram diferenças significativas, assim como a maioria das condutas de segurança no trânsito e de alimentação. O consumo de álcool (68,8 por cento vs 83,3 por cento), tabaco (40,7 por cento vs 52,5 por cento) e inalantes (10,2 por cento vs 21,9 por cento) e a prática de relação sexual (62,5 por cento vs 85,0 por cento) foram mais freqüentes entre estudantes do final do curso, com diferenças estatisticamente significativas.

CONCLUSÕES:

Em geral, as condutas de saúde não diferiram significativamente entre os estudantes do início e os do final do curso de graduação na área de saúde.
Biblioteca responsável: BR67.1