Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação vocal e auto-percepção da desvantagem vocal (VHI) após laringectomia fronto-lateral / Vocal evaluation and voice handicap (VHI) self-perception after frontolateral laryngectomy

Queija, Débora dos Santos; Ferreira, Alessandra Sampaio; Portas, Juliana Godoy; Dedivitis, Rogério Aparecido; Pfuetzenreiter Junior, Elio Gilberto; Bohn, Nataniele Patrícia; Barros, Ana Paula Brandão.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 36(2)abr.-jun. 2007. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-482663

Introdução:

as alterações vocais decorrentes da laringectomia fronto-lateral (LFL) podem causar impacto na qualidade de vida.

Objetivo:

avaliar as características vocais e a auto-percepção da desvantagem vocal de pacientes submetidos à LFL com reconstrução pelo retalho do esterno-hióideo. Pacientes e

método:

Foi realizada a avaliação prospectiva de 12 pacientes, com idade média de 66,5 anos, submetidos à LFL com reconstrução pelo retalho do esterno-hióideo. Seis pacientes (50%) foram submetidos à radioterapia pós-operatória, com dose média de 6006cGy. A avaliação da voz dos pacientes foi realizada através da avaliação perceptivo-auditiva da voz, com a escala GIRBAS. A desvantagem vocal foi mensurada através da aplicação do questionário VHI, sendo que quanto maior for a pontuação, pior a desvantagem vocal. As amostras foram apresentadas de forma cego-aleatória para três fonoaudiólogos com experiência superior a três anos com disfonias decorrentes do tratamento oncológico.

Resultados:

Um total de 83% dos pacientes apresentou disfonia, sendo 42% de grau severo. A rugosidade estava presente em 100% dos casos. O pitch foi considerado adequado em 58% da amostra e a ressonância foi julgada como laringofaríngea em 67% dos pacientes. A auto-percepção de desvantagem vocal foi referida de impacto discreto nos três domínios e, em relação à pontuação global, foi observado pior impacto no grupo de pacientes com disfonia de grau grave e moderado.

Conclusão:

Constatamos disfonia de grau severo, porém, com impacto discreto nos domínios avaliados pelo VHI. Esses resultados reforçam a indicação de avaliações com múltiplos enfoques, onde o diagnóstico não seja apenas do clínico especialista, mas, também, do paciente. O VHI é uma ferramenta utilizada internacionalmente que viabiliza a avaliação do ponto de vista do paciente.
Biblioteca responsável: BR1.1