Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sexuality of women attended in family health program: a social poetic production / La sexualidad de las mujeres atendidas en el programa salud de la familia: una producción socio poética / A sexualidade das mulheres atendidas no programa saúde da família: uma produção sociopoética

Gomes, Maria Elidiana Araújo; Silveira, Lia Carneiro; Petit, Sandra Haydeé; Brasileiro, Georgia Maria Viana; Almeida, Arisa Nara Saldanha de.
Rev. latinoam. enferm ; 16(3): 382-388, May-June 2008. tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-488532
O conceito de promoção da saúde é um dos eixos centrais das atuais políticas de saúde no Brasil. A adoção desse marco conceitual implica em reversão do modelo assistencial, envolvendo a valorização de maior autonomia dos sujeitos para atuarem na melhoria de suas condições de vida. A partir dessa perspectiva, diversos elementos das práticas de saúde precisam ser revistos, entre eles o da sexualidade. Sendo assim, objetivou-se, aqui, produzir conceitos de sexualidade a partir dos saberes das mulheres atendidas numa unidade de saúde. O estudo é qualitativo, utilizando a abordagem sociopoética. Os resultados apontam para a diversidade de afetos que envolvem o conceito de sexualidade, que vão além do aspecto biológico. Entende-se que este estudo pode trazer contribuições para o profissional que atende mulheres em unidade de saúde, à medida que amplia o conceito de sexualidade, permitindo reflexão acerca da prática desenvolvida pela enfermagem na saúde comunitária.
Biblioteca responsável: BR1.1