Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil das vítimas de trauma por acidente de moto atendidas em um serviço público de emergência / Profile of motorcycle accident victims treated at a public hospital emergency department

Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Moura, Maria Eliete Batista; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira; Leal, Clara Francisca dos Santos; Teles, João Batista Mendes.
Cad. saúde pública ; 24(8): 1927-1938, ago. 2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-488942
No Brasil, observa-se um aumento dos acidentes envolvendo motocicletas. Este estudo objetivou caracterizar as vítimas desse tipo de acidente atendidas em um serviço de emergência no Piauí. Pesquisa quantitativa com amostra de 430 vítimas. A análise mostrou predominância do sexo masculino, na faixa etária de 15 a 24 anos e procedentes do próprio estado. Observou-se que 301 dessas vítimas eram condutores da motocicleta, 81 passageiros e 48 foram atropelados por moto. Verificou-se que 76,05 por cento das vítimas sofreram acidente de quinta-feira a domingo, 80,75 por cento apresentaram seqüelas temporárias e 52,33 por cento dos acidentes ocorreram no período noturno. Os tipos de lesão corresponderam em 69,3 por cento dos casos a ferimentos; 51,4 por cento a fraturas; 27,44 por cento a hematomas; e 20,7 por cento a traumatismos cranioencefálicos. Entre as vítimas de acidente, condutores da moto e suspeitos de ingestão de álcool, 52,07 por cento não utilizavam capacete no momento do acidente. A maioria das vítimas recebeu alta hospitalar e 14 foram a óbito. Conclui-se que o trauma provocado pelos acidentes envolvendo motocicletas merece atenção, especialmente em relação ao planejamento de ações preventivas, assim como controle de sua ocorrência no estado.
Biblioteca responsável: BR1.1