Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem nos novos serviços de saúde mental / Nursing care at new mental health services: experience report

Cavalcante, Tahissa Frota; Guedes, Nirla Gomes; Moreira, Rafaella Pessoa; Guedes, Tatiane Gomes; Araujo, Michell Ângelo Marques.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-490213
A assistência de enfermagem em saúde mental tem mudado seu paradigma e desde a reforma psiquiátrica o enfermeiro assume um novo papel. O estudo tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas por um grupo de acadêmicos de enfermagem durante o ensino-aprendizagem prático junto aos pacientes portadores de doença mental em fase terapêutica. É um relato de experiência desenvolvida em um Centro de Apoio Psicossocial localizado na cidade de Fortaleza-Ceará no período de setembro a novembro de 2004. As atividades implementadas pelos acadêmicos foram o grupo de terapia comunitária, o grupo sala de espera e o relacionamento terapêutico. A terapia comunitária e o relacionamento terapêutico foram as atividades implementadas que obtiveram maior êxito porque houve profunda interação entre os pacientes e os acadêmicos, além dos pacientes se sentirem confortados e valorizados com as atividades. O desenvolvimento da experiência revelou-se importante porque proporcionou a aprendizagem mútua, a obtenção de resultados satisfatórios e a certeza de que estas atividades são passíveis de serem implementadas em outros serviços.
Biblioteca responsável: BR1342.1