Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão ao tratamento e satisfação com o serviço entre pessoas com diabetes mellitus atendidas no PSF em Blumenau, Santa Catarina / Adherence to trearment and health care satisfaction in persons with diabetes in health family program, Blumenau, Santa Catarina

Barros, Ana Carolina Morábito de; Rocha, Michele Birckholz; Santa Helena, Ernani Tiaraju de.
ACM arq. catarin. med ; 37(1): 54-62, jan.-mar.2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-490950

Introdução:

A satisfação dos pacientes pode influenciar sua adesão ao tratamento em doenças crônicas. Tem-se por objetivo estudar a associação entre satisfação com o serviço e não-adesão ao tratamento entre diabéticos atendidos no PSF em Blumenau, SC.

Métodos:

Estudaram-se características sóciodemográficas, da doença, do tratamento e satisfação numa amostra aleatória de usuários em 2006, mediante entrevistas estruturadas. A variável dependente foi não adesão ao tratamento. Mediu-se a glicemia capilar pósprandial. Calculou-se a prevalência de não-adesão, razão de prevalência (IC95%) e análise estratificada por possíveis variáveis de confusão. Utilizou-se teste de Quiquadrado de Pearson e ajustado de Mantel-Haenszel, sendo aceito um valor de p<0,05.

Resultados:

foram entrevistadas 341 pessoas, sendo 67,4% do sexo feminino, 79,5% brancas, 60,2% casadas e 73,9% católicas. A média de idade foi de 59,4 anos (±13.51) e mediana de 59,3 anos. 93,3% estão satisfeitas com o atendimento do pessoal de saúde, 92,9%, com o médico; 81,7% estão satisfeitas com a estrutura do serviço e acesso a consultas 73,1%. A prevalência de não-adesão ao tratamento foi de 71,0% (IC 95% 65,8 - 75,7) e 47,2 % apresentaram glicemia capilar acima de 180 mg/dl. A não-adesão ao tratamento se mostrou associada a idades mais jovens, cor preta/parda, religião não-católica, consumo de álcool, interrupção previa do tratamento, presença de transtorno mental comum e menor grau de satisfação (p<0,05). Esta última associação sofreu ajuste das variáveis consumo de álcool, transtorno mental e idade.

Conclusões:

A elevada prevalência de não-adesão deve servir de alerta sobre a qualidade dos serviços. Pessoas mais satisfeitas parecem apresentar maior adesão ao tratamento.
Biblioteca responsável: BR1329.1