Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Criopreservação de espermatozóides eqüinos comparando duas curvas de congelamento combinadas com diluentes comerciais: uma análise laboratorial / Cryopreservation of equine spermatozoa comparing different freezing rates combined with commercial extenders: laboratorial analysis

Terraciano, Paula Barros; Bustamante-Filho, Ivan Cunha; Miquelito, Ludmila do Vale; Arlas, Tamarini Rodrigues; Castro, Fabiana; Mattos, Rodrigo Costa; Passos, Eduardo Pandolfi; Oberst, Eneder Rosana; Lima, Elizabeth Obino Cirne.
Ciênc. rural ; 38(7): 1972-1977, out. 2008. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-495110
Durante o processo de criopreservação de sêmen, os espermatozóides sofrem alguns danos que resultam na diminuição da fertilidade deste. O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos da utilização combinada de duas curvas de congelamento com dois diluentes comerciais (FR-5® e Botu-Crio®) sobre a criopreservação de sêmen eqüino. Foram analisados 20 ejaculados de dois garanhões. As amostras foram avaliadas por microscopia de contraste de fase e microscopia de epifluorescência, observando-se a motilidade progressiva e total do sêmen pós-descongelamento e a integridade e a funcionalidade da membrana dos espermatozóides. A combinação entre curva automatizada e Botu-Crio® apresentou as maiores médias nas análises de motilidade total e progressiva, após o descongelamento. O diluente Botu-Crio®, isoladamente, preservou também as membranas destes, quando foram realizadas as análises de integridade utilizando teste com diacetato de carboxifluoresceína e iodeto de propídio e funcionalidade de membrana pelo teste hiposmótico.
Biblioteca responsável: BR409.1