Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aleitamento materno e tabus alimentares / Breastfeeding and nutritional superstitions

Del Ciampo, Luiz Antonio; Ricco, Rubens Garcia; Ferraz, Ivan Savioli; Daneluzzi, Julio César; Martinelli Junior, Carlos Eduardo.
Rev. paul. pediatr ; 26(4): 345-349, dez. 2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-507597

Objetivo:

Conhecer a opinião de nutrizes sobre o consumo de alimentos em sua dieta durante o período de amamentaçãoe identificar as possíveis restrições alimentares a que estão sujeitas.

Métodos:

Estudo transversal realizado por análise de questionário aplicado às mães de crianças, inscritas em Programas de Puericultura em Unidades Básicas de Saúde, com idade variandodo nascimento a seis meses completos para identificar se existe algum alimento que essas mães consideram inapropriado durante o período de lactação, quais são esses alimentos e os motivos alegados para que não sejam consumidos.

Resultados:

Foram entrevistadas 504 mães das quais 296 (59%) responderam acreditar que existem alimentos inapropriadospara o período de lactação. Os motivos referidos foram poderia fazer mal à criança (78%); indefinidos (16%); faz mal à mãe (5%). Os principais alimentos a serem evitados, segundo as mães, seriam refrigerantes (17%), pimenta (17%), gordura de porco (11%) e bebidas alcoólicas (10%).

Conclusões:

Mais da metade das lactantes entrevistadas considera que há alimentos que não devem ser consumidos durante o período de lactação, o que não encontra respaldo científico. Essas práticas restritivas podem interferir na nutrição da lactante e, conseqüentemente, na prática do aleitamento materno.
Biblioteca responsável: BR584.1