Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões sobre o aconselhamento em HIV/AIDS em uma perspectiva freireana / Reflexiones sobre el uso de consejos en VIH/SIDA bajo la perspectiva de Freire / Reflections about the use of counseling in HIV/AIDS under the perspective of Freire

Miranda, Karla Corrêa Lima; Barroso, Maria Grasiela Teixeira; Silva, Lucilane Maria Sales da; Silva, Maria Rocineide Ferreira da.
Rev. bras. enferm ; 61(6): 899-903, nov.-dez. 2008.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-512141
Nesta reflexão nos propomos a analisar o aconselhamento a partir da visão da pedagogia freireana visualizando-o de forma mais ampla, como uma atividade de educação, um "ato de intervenção" para a autonomia do sujeito. O aconselhamento é uma atividade desenvolvida por um profissional de saúde, devidamente treinado, e destina-se a quem deseja ou tem indicação de realizar a sorologia anti-HIV. No âmbito da epidemia de HIV/AIDS, o processo de aconselhamento contém três componentes: o apoio emocional ao cliente; apoio educativo; e avaliação de riscos, que propicia a reflexão sobre valores, atitudes e condutas. Dessa forma, evitarão ser ele convertido em um "bate-papo" descomprometido e conduzido conforme a vontade do aconselhador.
Biblioteca responsável: BR1.1