Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sintomas e sinais de alterações da deglutição após a tireoidectomia / Symptoms and signs of swallowing changes after thyroidectomy

Senise, Angela Teixeira; Queija, Débora dos Santos; Degani, Carolina; Corrêa, Luiz Arthur Costa; Dedivitis, Rogério Aparecido; Lehn, Carlos Neutzling; Xavier, Claudia; Barros, Ana Paula Brandão.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 38(2): 67-71, abr.-jun. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-515418

Introdução:

Sintomas e sinais clínicos de alteração de deglutição podem manifestar-se em pacientes com doença da tireóide.

Objetivo:

Caracterizar os sintomas e sinais de deglutição pré e pós-tireoidectomias.

Métodos:

Estudo prospectivo com 40 pacientes agendados para cirurgia de tireóide, submetidos à avaliação clínica da deglutição em três momentos pré-operatório, pós-operatório imediato e pós-operatório tardio. Foi realizada anamnese para estudo dos sintomas e aplicada avaliação clínica da deglutição com 200mL de líquido contínuo e sólido.

Resultados:

Participaram 40 pacientes submetidos à tireoidectomia, sendo que 35 (87,5%) foram submetidos à tireoidectomia total e cinco à tireoidectomia parcial (12,5%). Na anamnese, os sintomas foram referidos nos três momentos do estudo, sendo 19 (47,5%) no pré-operatório, 26 (65%) no pós-imediato e 17 (48,5%) no pós-operatório tardio. A avaliação clínica da deglutição detectou a presença de alterações em dez (25%) no período pré-operatório, oito (20%) no pós-operatório imediato e cinco (14%) no pós-operatório tardio. Pacientes com nódulo de tamanho ? 3cm apresentaram maior ocorrência de sintomas e sinais clínicos de alteração de deglutição em todos os momentos do estudo.

Conclusões:

Pacientes com doença da tireóide podem apresentar sintomas e sinais clínicos desde o pré-operatório, com uma tendência a reduzir até o pós-operatório tardio.
Biblioteca responsável: BR1.1